Paz queridos.

Fiz este blog com o intuito de que Deus possa abençoar a vida de todos que estiverem lendo esses estudos.Me perdoem por alguns erros ortográficos, e sintam se à vontade para fazerem comentários.
Shalom Adonai


quinta-feira, 24 de julho de 2008

Nomes de Deus

Vamos resumidamente falar sobre os nomes de Deus.

Os nomes bíblicos tem cada um o seu significado, comumente os nomes trasmitem alguma idéia do caráter da pessoa que usa o nome.
A revelação do caráter através dos nomes aplica-se a Deus no mais alto grau.Além de inspirar as páginas onde o seu nome apareçe, Ele também revelou os Seus nomes de maneira específica aos homens, com referência especial ao significado destes nomes.No princípio Adão deu nomes a todas as coisas criadas por Deus, mas os nomes de Deus foram auto-revelados.
Estamos tratando de uma revelação de grande valor, pois a verdade relacionada com Deus ñ foi revelada de outra maneira. Temos que dedicar um bom tempoO a esta fonte de verdade. É muito importante investigar sobre os nomes de Deus, pois tem o propósito de esclarecer a realidade divina, e é desta maneira que Deus se torna conheçido, através de Seus nomes.

*Elohim - El ou Eloá: Mesmo tendo forma plural, ELOHIM pode ser usado como singular, que nesse caso significa a grande suprema divindade, e que, em portugues, foi traduzido por DEUS.

a) El- forma singular de Elohim, aparece em vários nomes de pessoas e de lugares.

b) Eloá- também é singular de ELOhim, contém o mesmo sentido de El.

*Jeová: Otermo hebraico "YAHWEH" é, na versão portuguesa, traduzida comumente como "senhor". Em alguns casos o nome é transliterado para Jeová.

* Jah-Yah

Os nomes compostos que contém El ou Jeová:

* El Elyon: Deus Altissímo
*El olam: Deus eterno
*El Shaddai: Todo poderoso
*Jeová Jireh: o Senhor provê
*Jeová Nissi: o Senhor é minha bandeira
*jeová Rafá: o Senhor que cura
*Jeová Shalom:o Senhor é paz
*Jeová Pa'ah: o Senhor é meu pastor
*Jeová Tsidkenu: o Senhor nossa justiça
*Jeová Shammah: o Senho está ali

*Adonai: Literalmente Senhor ou Mestre.

Bibliografia: Apostila (IBF)

3 comentários:

Unknown disse...

Poxa primeiramente gostaria de parabenizar o irmão pelo blog , e aproveitando a oportunidade gostaria tambem de dizer que Deus possa te abençoar cada dia mais com bençãos sobre bençãos sobre a sua vida meu amado.E que Deus possa te dar forças para que você nunca deixe de levar a palavra Deli para todos os quem nececitam de ouvir a palavra.E que sempre você possa dar toda honra e toda gloria ao altissimo que e o merecedor de todo nosso louvor e adoração!E gostei muito dessa palavra que vc deixo sobre os nomes de Deus e que Deus possa continuar te capacitando para que você possa trazer mais e mais palavras aki para nos !!
Deus abençoe meu irmão!!
A paz do Senhor

Anônimo disse...

~Bom, achei esse fragmento muito importante... Há tempos queria saber esses significados e me surpreendi os encontrando aqui... Que Deus a cada dia mais lhe transborde sabedoria... Que Deus te abençõe!

Unknown disse...

Shalom Adonay. A grande paz do senhor Jesus.
Que bênção poder ter o ensinamento e conhecimento da palavra de Deus.